Feeds RSS
Feeds RSS

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

PROJETO HISTÓRIA EM QUADRINHOS

6.gif
Professora: Dulcireni Schwinden RochaSérie: 4ª
Disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e Informática.
Período: 30 dias

2- JUSTIFICATIVAEste projeto visa promover o gosto pelo hábito de leitural, tornando-a mais prazerosa e significativa no seu dia-a-dia, como também promover o desenvolvimento da criatividade, percepção e interpretação textual de fatos, personagens e posturas. Tornando a leitura uma ação freqüente, dinâmica e construtiva.

3- PROBLEMÁTICAAtravés de um diálogo com os alunos sobre o surgimento e valorização das Histórias em quadrinhos, buscaremos dinamizar o processo de leitura. Aplicando desse modo esse tipo de texto e outros, onde teremos uma melhor aprendizagem , ampliando o vocabulário e adquirindo a aquisição de regras básicas de ortografia no ensino.

4- OBJETIVO GERALOferecer situações de aprendizagens significativas para os alunos através do uso das histórias em quadrinhos, de modo a despertar o gosto e o prazer pela leitura, oportunizando as crianças a construírem competências e habilidades que possibilitem a interação e a cumplicidade com o mundo da literatura.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Valorizar os gibis como eficaz ferramenta pedagógica;
- Tornar as aulas lúdicas, construtivas e mais divertidas;
- Associar imagens e textos;
- Compreender o significado da história observando imagens;
- Unir literatura e arte;
- Compreender o enredo da história;
- Decifrar expressões dos personagens;
- Elaborar debates sobre o uso da linguagem falada nos registros culto e familiar;
- Contar e comentar as histórias em quadrinhos lidas;
- Decidir o desfecho de uma história em quadrinhos apresentada pelo professor;
- Identificar as etapas para se confeccionar um gibi;
- Conhecer o surgimento das histórias em quadrinhos no Brasil;
- Identificar os tipos de balão das histórias em quadrinhos e seus significados;
- Orientar na produção textual através da construção de textos com coerência e coesão.

6- METODOLOGIALevantamento prévio, conversa informal sobre o Projeto:
- O que são histórias em quadrinhos? Para que servem?
- Como elas surgiram? Onde? Quando? Quem as inventou?
- Sempre foram como são hoje?
- Quais as revistas de histórias em quadrinhos conhecidas ?
- Leitura do texto informativo sobre a origem das histórias em quadrinhos (retro projetor) e apresentação dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos; Turma da Mônica destacando o seu criador Maurício de Souza.
- Listagem dos personagens principais da Turma da Mônica, e suas características físicas e psicológicas.
- Apresentação de um cartaz com os vários tipos de balões e discutir o seu significado e expressão.
- Fazer pesquisa na internet sobre a origem HQ, outros tipos de tirinhas, autores de HQ. (Laboratório de Informática).
-Pesquisar outras fontes de material impresso ( jornal, revistas, etc).
- Leitura coletiva de uma história em quadrinhos, troca de idéias sobre os personagens e suas características.
- Criação de histórias em quadrinhos (tirinhas) de acordo com os personagens e seus respectivos balões, criação de texto e pintura dos desenhos. (Artes).
- Criação do final das histórias em quadrinhos, desenho e texto.
- Filme: As Aventuras da Turma da Mônica.
Dividir as turmas em equipes para a apresentação dos trabalhos;

7- INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS-Consulta a materiais impressos (jornais, revistas e outros)sobre diferentes formatos de gibi eletrônicos;
-Pesquisar nos meios eletrônicos (internet ou outros) como surgiram as Histórias em quadrinhos, autores das histórias, etc;

8-REALIZAÇÃO DO PROJETO (Cronograma)Aproximadamente 30 dias.

9- AVALIAÇÃO
A avaliação do Projeto será feita durante todo o processo, em sala de aula e nas demais atividades realizadas continuamente.

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
14.gif

2 comentários:

A Última Flor do Lácio disse...

Adorei seu blog profª Dulci, está maravilhoso. Também gosto de trabalhar com tirinhas. Sou professora também ,mas meus alunos são mais crescidinhos que o seu acho... Leciono Na ETEC de Ipaussu, interior de SP, no Ensino Médio e Ensino Tecnico
Parabéns.

Eunice disse...

Seu blog é show.PARABÉNS!